Loading...

5.10.10

manutenção do classe a

Problemas e soluções do Classe A. Valorize seu Veiculo !
por Jorge Martins em Sex 7 Maio 2010 - 9:52


Tem muitos proprietários de Classe A que estão tendo gastos desnecessários na manutenção e reparação do seu veiculo.

Hoje em dia qualquer oficina trabalha com Classe A, porém o que mais acontece é a troca de peças desnecessárias para correção de qualquer defeito.

Não que eu esteja me valorizando, mas é comum cliente chegar a minha oficina dizendo que já trocou isso ou aquilo e não resolveu o problema.

Há poucos dias atrás teve um cliente que retirou seu carro de outra oficina e trouxe para a minha porque já tinham trocado bobina, bomba de combustível, limpado corpo, trocado velas e não resolveu o problema. Para sua supresa o problema era apenas mal contato de conector!

A minha Dica é a seguinte:

- Manda vedar a eletro bomba da direção hidráulica

- Revise o módulo AKS e troque o fluido hidráulico a cada 12 meses.

- Se sentir solavancos no motor mande trocar os coxins (Lembre-se que o módulo de injeção esta fixado no motor e qualquer solavanco podem provocar mal contados elétricos).

- Troque óleo de cambio a cada 60.000 km ou quatro anos. (Cambio manual, semi e automático).

- Troque o terminal esférico do trambulador a cada 12 meses. “Custa apenas 30 reais“.

- Limpe o corpo de borboleta a cada seis meses e troque a mangueira do respiro que vai ao corpo.

- Revise o contato elétrico dos conectores

- Troque óleo e filtro de óleo a cada cinco mil quilômetros mesmo usando semi sintético.

- Troque tanque de combustível aos 100 mil. Esta ocorrendo corrosão e danifica a bomba de combustível!

- Troque os amortecedores e batentes aos 60.000

- Troque os calços das molas traseiras a cada 12 meses.

Obs: Procure sempre antes de levar em qualquer oficina pedir um orçamento de alguém especializado, pois tem vários serviços que requerem conhecimento fornecido pelo fabricante.

36 comentários:

  1. Anônimo6.1.11

    troquei o oleo, o filtro de oleo ,o filtro de ar e assim que sai do posto o carro começou a engasgar e morre varias vezes antes de trocar ele fazia isso se estivesse em alta velocidade e fosse parando e não reduzisse a marcha, mas o que esta me intriganndo foi depois da troca o rapaz usou o oleo 10w40, gostaria de mais informaçoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2.4.12

      meu classe a 190 aconteceu o mesmo e levei ate um mecanico spirlandelli excelente em mercedes bens aqui em franca sp e resolveu o defeito da seguinte forma , ele fez uma limpeza no corpo da injeção eletronica e solucionou o defeito imediatamente

      Excluir
  2. Anônimo5.2.11

    Tenho Mercedes Classic A160, que tipo de oleo eu coloco no motor, eu nao tenho manual, me de uma mão, obrigado

    c.m.b.1969@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5.3.11

    Minha mercedes A 160 esta com problemas na direção hidráulica. Ligo o carro a direção funciona dai a um minuto ela desliga, ja faz meses que ela esta assim.
    Gostaria de algumas dicas de manutenção, manual de desmontagem, etc. Eu já a desmontei uma vez para verificar se estava úmida por dentro, apesar de não detectar nada de anormal, deicheia no sol e ao montar a tampa passei cilicone para vedar e depois passei fita alta fuzão na paete esterna da mesma para garantir mais a vedação interna. Mas como o problema continua, vou desmonta-la novamente. Já tenho em mãos o fluido Petocim CHF. Portanto gostaria de um parecer...
    Grato Windson email: windsoncs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19.3.11

    Gostaria de saber como zero a manutenção ( ASSYST) pela tecla Í , e aonde é sua localização pois ainda não conseguirm fazer está operação para zerar o manutenção, por fsavor e possivel informar pois no manual não mostra está tecla a sua localização.
    Meu e-mail é : mau_fran@uol.com.br se possivel enviar via e-mail o passa a passo. Fico muito agradeçido deste de já
    Atte.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo15.4.11

    Tenho um Classe A 160, e a luz do óleo não apaga de jeito nenhum , mesmo tendo todos os fluídos acima da marca mínima. Oque faço?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2.5.13

      Deixa sem óleo ou tira o fusível que ela apaga.

      Excluir
  6. Mauricio24.8.11

    Gostaria de saber se você sabe o endereço de uma oficina especializada em classe A, estou com problemas no sensor de nivel de óleo.

    Obrigado.

    mauriciobragagnoli@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8.2.12

    Ola!

    Gostaria de saber o contato com o autor do texto acima, onde fica sua oficina?
    Tbm gostaria de receber indicaçao de uma boa oficina em Curitiba.

    Obrigada

    d7guimaraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5.6.12

    como fazer para apagar as luzes do lado do carona que fica acesa o tempo todo na chave não é tem um fuzivel para este tipo de meia luz

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1.7.12

    Tenho um Elegance 2000, tenho que fica ligando umas 10 vzs e depois fica controlando no acelerador para normaliza, ai sim ele funconando numa..boa. Ja levei em varios mecanicos por aqui.Bomba não,ja fiz limpeza nos bicos e continua na mesma. Gosto deste mas to desisitindo dele.Podeia me dizer o que esta acontecendo?ml-merlo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. estou com duvidas de onde ficam os reservatorios de oleo de cambio e da direcao hidraulica...poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5.12.12

    qual seu endereço? crisafulli@usp.br

    ResponderExcluir
  12. boa tarde, gostaria de saber onde é sua oficina, pois estou com um problema que já me levou ao mecânico 3x, por causa do tal F que aparece no painel... obrigada, ka.janone@live.com.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo16.2.13

      mande revisar o AKS da bixinha e vai resolver este problema (talvez uma limpeza ou troca de carbvão ja podera resolver ) Ok

      Excluir
  13. SOCORRO!!!
    CAROS AMIGOS, TENHO UMA CLASSE A 190 AUTOMATICA APRESENTANDO O SEGUINTE PROBLEMA:
    ELA LIGA NORMALMENTE, DEPOIS DE RODAR E DESLIGAR, ELA NÃO LIGA, SOMENTE DEPOIS DE MUITAS TENTATIVAS E MUITA PACIENCIA. POREM, AS VEZES POSSO USAR POR VARIOS DIAS E O PROBLEMA NÃO APARECE. JA LEVEI EM 4 MECANICOS E NINGUEM RESOLVEU!!!! JA TESTAMOS MOTOR DE ARRANQUE, BATERIA, ELETRICA, ETC.
    ALGUEM ME AJUDE POR FAVOR
    LEONIDAS - CURITIBA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo1.4.13

      ea bobina ou velas ou boba de combustivel a do fiorino e igual a bomba da classe a

      Excluir
  14. Anônimo19.3.13

    Qual endereco da sua oficina ? Quero levar o classe a ai na proxima semana... Leosp17@ig.com.br

    ResponderExcluir
  15. Anônimo26.3.13

    CAROS AMIGOS, ALGUÉM SABE INFORMAR SE CONHECE ALGUMA OFICINA ESPECIALIZADA EM CLASSE A EM CURITIBA??????
    GRATO
    LEONIDAS

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6.4.13

    Estava na estrada com o a minha Classe A160, 2005 com 25000km. Quando atingiu 140km/h ela cortou a aceleração e aos poucos foi caindo o torque. Fui parando aos poucos e o meu carro não tinha mais força nem na 1ª. Ao parar o carro, só faltou morrer. 2ª, 3ª e nada de o carro ter aquela arrancada tradicional. Parei o carro, desliguei, esperei alguns segundos e liguei novamente, o carro voltou ao normal. Alguma sugestão do que pode ser ou do que eu tenha que revisar par que isso não ocorra mais?! É por causa do motor novo, ar condicionado ligado ou alguma pane elétrica...?

    ResponderExcluir
  17. meu classe a foi feita uma manutenção na embreagem e na montagem o mecanico fez algo errado pois a mesma ficava ligada direro, ai retirei o fusivel para desligar, depois de alguns dias coloquei o fusivel e a bumba nao ligava, mas algo fica roubando a corrente e esgota a bateria, o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  18. Primeira coisa antes de tudo é passar o stardiagnosis da Mercedes para ter um primeiro parecer!

    ResponderExcluir
  19. Anônimo30.5.13

    Comprei um classe a 160
    1º Quando se exige do motor ele perde potencia e o acelerador fica nulo, porem o carro não apaga, isso tem ocorrido com frequência, para retomar é preciso desligar o carro e ligar novamente.
    2º Ao ligar o carro, o arranque parece pesado, dando a impressão de que a bateria está fraca, são precisas no mínimo duas tentativas para o carro ligar.
    Gostaria de uma dica do que pode ser, e se alguém conhece uma oficina que tenha experiência em classe A aqui em canoas - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20.6.13

      Estou com o mesmo problema amigo (a). Você já descobriu o defeito?

      Excluir
  20. Boa Tarde.

    Gostaria de saber qual o endereço de sua oficina.
    Por gentileza enviar no e-mail

    evaristo.atc@gmail.com

    Aguardo retorno.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Anônimo27.6.13

    Olá! Boa Dia!

    Poderia fornecer o tel e endereço de sua oficina?
    marcb899ii@gmail.com

    Obrigado
    Marco

    ResponderExcluir
  22. ola, tenho uma classe a 160 2000/2001, já nao sei mais o q fazer já estou oferecendo ela ate por $ 10.000, aqui em fortaleza ce alem dos mecanicos nao saberem mexerem nela ainda fica mandando eu mim livrar pq é uma bomba, eu gosto muito da minha já estou com ela a 2 anos nunca tinha dado nenhum problema, depois q meu marido andou limpando ela por volta de um mes atras ela ficou falhando, morrendo,estancando, já levamos para 3 oficinas grandes eles colocam o rastriador e diz q é o modulo da injeçao mas nao dao a certeza, tenho medo de comprar e nao ser isso por favor mim ajuda nao quero mim desfazer da minha.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Olá gostaria de saber onde está localizada sua oficina pois tenho uma Classe A 160 e não encontro um mecânico bom . Por favor mande para sadjalima@gmail.com obrigada...

    ResponderExcluir
  25. Cara, pelo visto, os problemas da classe A são praticamente os mesmos, isso se chama, problema "Crônico", estou para comprar uma até o prox ano, sou apaixonado nesse carro, porém, não sou rico, mas ñ vejo outras opções de usado melhor e nem na fx de preço em que esta hj em dia, mas realmente, os problemas da classe a e tb a falta de preparo dos mecanicos para lidar com ela me assustam, gostaria de saber se realmente vale a pena comprar uma, estou querendo pega uma ano 2003/2004 ou 2004/2005.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo24.3.14

    cara, tenho uma 2004/2004 esta muito boa, te aconselho uma 2005 vantuil/bh

    ResponderExcluir
  27. Onde fica sua oficina por deus! me mande seu endereco. Danieloliveira_nascimento@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3.6.14

      Olá...Daniel, aqui vai uma dica...Fone: 3278-7127 - oficina em Curitiba, acho que é em Sta Felicidade. Fale com Rubens Klassem - é a Oficina VRK - Pelo que sei ele possui inclusive o STAR DIAGNOSE, que dá tudo no Classe A. Te3m também a auto peças Sta Felicidade onde vc encontra muita coisa. Tenho váris informações sobre o Classe A, se vc estiver inte3ressado posso mandar pro teu e-mail. Não sou mecânico, mas tenho uma classe A 2002 Elegance, e pesquiso muito. Espero ter ajudado. LUALPE631@hot mail . com.

      Excluir
  28. Mande seu enderco! ou alguem sabe de uma oficina boa em curitiba? alguem que realmente entenda. ?

    ResponderExcluir
  29. Aguem sabe de uma oficina de classe A aqui no rio de janeiro? Estou cansado de peregrinar por oficinas recebendo orçamentos e diagnosticos fajutos!
    Obrigado
    aaron.stern.8911@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Anônimo30.10.14

    Gostaria de saber se alguém pode me ajudar meu carro classe a ta falhando muito,estilo funcionando 3cilindros,já troquei as velas e nada.que pode ser..um mecânico falou que é a bobina injecção ou bico injecção..qual será? obrigado giovaneperon@ymail.com

    ResponderExcluir